Skip to content Skip to footer

Zilá Lima – Cantando Memórias

Música

Showcases Musicais

Zilá Lima é cantora, compositora, berimbalista e ativista cultural nascida em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil. Filha de migrantes nordestinos, iniciou sua trajetória artística na capoeira, onde desenvolveu relação profunda com o berimbau, instrumento que se tornou centro de sua criação. Sua obra une música, narrativa e dança, abordando a memória afro-brasileira com linguagem contemporânea, poética, educativa e envolvente.

Criadora do projeto Cantando Memórias (2016), que vem sendo apresentado em palcos como o Teatro Municipal Ruth de Souza, o Centro da Música Carioca Artur da Távola e Centro Cultural Justiça Federal, no Brasil, lançou em 2023 seu álbum homônimo pela gravadora Kuarup, com capa do icônico designer gráfico brasileiro Elifas Andreato e participação de grandes músicos. Com 13 faixas autorais, o disco percorre samba, samba de roda, choro, canção praieira e cantos de resistência.

É associada ao Instituto Casa do Choro e Escola Portátil de Música, no Rio. Participa de coletivos como Mulheres na Roda de Samba e Movimento das Mulheres Sambistas. Recebeu, em 2025, o Prêmio Mulheres que Inspiram da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e é finalista em 4 categorias no Prêmio Profissionais da Música-2025.

Zilá une arte, educação e ação cultural transformadora. Utiliza o berimbau como símbolo de ressignificação do papel da mulher nas tradições afro-brasileiras, promovendo escuta sensível e comprometida com a justiça social.

Cantando Memórias é um espetáculo cênico-musical que propõe uma experiência sensorial, histórica e coletiva em torno da herança afro-brasileira. Com 90 minutos de duração e classificação livre, o projeto une música, performance, narrativa e dança como ferramentas para reconstruir memórias e celebrar a ancestralidade brasileira.

O repertório combina as 13 faixas do álbum Cantando Memórias com músicas inéditas e cantos de domínio público, entrelaçando gêneros como samba, choro, canção praieira e ritmos de matriz africana.

A cultura e a música popular brasileira são a espinha dorsal do projeto, que prioriza ritmos, narrativas e estéticas que refletem a diversidade e a força criativa do povo brasileiro, especialmente das tradições afro-brasileiras.

Redes:

https://www.youtube.com/@zilahlima/featured
https://instagram.com/zilalimacanta/
https://www.facebook.com/zilalimacanta

Partilhar

Seleccione um ponto de entrega