A Ubuntu* Educacional é um projeto educativo que propõe ações multiculturais para o desenvolvimento local no Norte de Moçambique. A idealizadora do projeto, Christiane Maia, identificou as dificuldades de acesso das populaçãos locais a elementos culturais e educativos – em especial o livro – como um dos factores para as disparidades econômicas que podem ser observadas em relação do sul de Moçambique.
A região norte possui a maior taxa de analfabetismo de adultos no país, que pode chegar a 47% entre as mulheres, e esses índices justificam em muitas medidas as dificuldades da população em relação à inclusão em um mercado de trabalho cada vez mais global, e também no acesso a serviços públicos e a direitos fundamentais.
Assim, desde 2021, a Ubuntu Educacional tem se dedicado a proporcionar espaços de aprendizagem e discussão onde diferentes atores locais têm protagonismo na produção cultural e maior acesso à literatura, arte, dança, música, etc. com a valorização da produção local e o respeito às heranças ancestrais.
Neste quatro anos a Ubuntu Educacional realiza, Feiras e Lançamento de Livros, Oficinas de literatura para professores, Oficina de Artes e Ciências para crianças, apresentações teatrais, dá suporte a escolas, professores e bibliotecas para a dinamização de projetos de leitura. disponibiliza espaços de leitura gratuita e organiza o Festival do Conhecimento – onde os estudantes do Ensino Secundário produzem projetos de artes e ciências.
Para MATE propomos uma reflexão sobre os paradoxos do nosso trabalho apresentando um pouco sobre a produção dos jovens no Festival do Conhecimento, as produções editoriais locais que registram fragmentos da história e cultura oral, onde o global e o local, e o contemporâneo e o ancestral disputam espaço nas relações sociais e nas expressões culturais que perpassam os desafios da educação no norte de Moçambique.
*O nome Ubuntu refere-se à filosofia Bantu que pressupõe que é impossível uma pessoa ser feliz/bem sucedida sozinha. Que toda a comunidade deve seguir junto, conectada com a natureza. Todas as suas ações individuais impactam a sua comunidade. Eu sou o que sou, por que nós somos.