Skip to content Skip to footer

Mário Lopes – QUIMERA

Música

Showcases Musicais

sobre Mário Lopes

Baterista, compositor e professor eborense com raízes na tradição filarmónica e estudos concluídos no Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica e Universidade de Évora (Licenciatura em Bateria). Está ligado a bandas e cantautores como Orquestra Jazz de Évora, Monda, Cantadores do Alentejo, SevenDixie, Manuel Guerra e Luís Pucarinho. Já teve oportunidade de trabalhar com artistas como Kepa Junkera, Chico César, Rui Veloso, Tim, Vitorino, José Cid, Herman José, Duarte, Celina da Piedade e Jéssica Pina. Entre álbuns e singles, conta com dezenas de participações discográficas como acompanhador e intérprete, de entre os quais se destaca o disco QUIMERA, editado em 2024 em nome próprio. Conta também com vários trabalhos na área da música para teatro e curtas metragens de animação, de onde se destacam as participações em Shitz (2020) por A Bruxa Teatro e Ghostown (2021) por Ondre Studios. Leciona, desde 2011, bateria no Musicentro do Colégio Salesiano de Évora. Desempenhou, de 2019 a 2022 a função de maestro na Banda da Associação
Filarmónica “24 de Junho” de São Miguel de Machede.

sobre QUIMERA

Trata-se de um disco de fusão instrumental onde se pode compreender o variado leque de influências sonoras do artista, resultando nesta criatura multifacetada com várias cabeças”, como o nome indica. São influências claras deste trabalho nomes como, Tigran Hamasyan, Snarky Puppy e Dream Theater.
A proposta consiste num álbum de oito temas onde se pode escutar esta fusão de estilos que abarca sonoridades de rock progressivo, metal, jazz, música cubana, brasileira, do médio oriente e também dos balcãs, resultando numa paisagem sonora de cariz cinematográfico. Esta paisagem sonora pretende transmitir uma história de vários animais que, após sofrerem às mãos da humanidade, se unem formando esta “Quimera” que irá levar a cabo um ajuste de contas. Estão, desta forma, associados a este objeto artístico, valores ecológicos e de proteção e preservação animal.
Com este espetáculo, Mário leva ao público uma poderosa e energética experiência, atestada de ritmos desafiantes e compassos compostos, característicos da sua música.

Partilhar