Sobre mim:
Inês Martins Barreiros Rodrigues nasceu em 2006 e iniciou os seus estudos musicais em 2010, na vertente de piano, no Conservatório Regional de Música de Viseu, sob a orientação de Svitlana Kocheleva. Frequentou, simultaneamente, durante três anos, o Conservatório de Santa Comba Dão em Teatro Musical. Ao longo do seu percurso pianístico, recebeu diversos prémios em concursos por todo o país.
Desde muito nova, revelou interesse pelo canto, tendo participado em masterclasses de canto com Cláudia Pereira Pinto e de piano com Luísa Tender. Participou em duas edições do Estágio da Meda, ambas sob a direção do Maestro Cláudio Ferreira.
Em 2023, marcou presença num Workshop de Musicoterapia, realizado pelas Obras Sociais de Viseu.
Colabora regularmente com o duo Raquel & Rodrigo, destacando-se no lançamento do seu primeiro álbum em 2023, e com o Amicitia Chorus. Fez parte da formação do Coro da Cidade de Viseu.
Paralelamente, integrou, durante quatro anos, uma banda filarmónica local como flautista.
Em 2024, concluiu o Conservatório Regional de Música de Viseu, fechando assim um ciclo importante da sua formação musical.
Com o desejo de expandir os seus horizontes artísticos, aprofundou os seus conhecimentos sobre escrita de canções, frequentando aulas com a Mimi Froes.
Atualmente, abraça um novo desafio académico, frequentando o 1.º ano de Direção Coral e Formação Coral e Estudos Portugueses na Universidade do Minho, onde continua a explorar e a desenvolver a sua paixão pela música e pela cultura.
Em 2024, integrou a primeira edição do CVME (Coletivo Viseense de Músicos Emergentes), onde teve a oportunidade de apresentar o seu projeto a solo, Inês Barreiros, estreando os seus originais num concerto no Teatro Viriato, um passo significativo na afirmação da sua identidade artística.
Em 2025, Inês Barreiros foi uma das artistas selecionadas pela convocatória MIC, promovida pela Blue House, que visa apoiar e dar visibilidade a projetos emergentes. Esta iniciativa inclui a gravação de um tema original e respetivo videoclipe, bem como o acompanhamento artístico, aconselhamento e promoção de concertos. Um dos momentos marcantes desta colaboração foi o espetáculo realizado a 10 de junho no Café Curto, no Convento de São Francisco, em Coimbra.
Sobre o projeto:
Este projeto artístico da cantautora Inês Barreiros é uma reflexão poética e musical sobre a identidade, a linguagem e a relação humana. Inspirando-se nos pronomes pessoais da língua portuguesa, a obr