Euterpe
Pura mistura
Euterpe, cantora e compositora, apresenta o show Pura Mistura que reúne suas composições autorias lançadas em seus álbuns musicais ao longo de sua trajetória artística, criando uma conexão entre a tradição e a modernidade. Acompanhada de seu violão em solo performance, ou com sua banda, a artista apresenta um show com ritmos brasileiros, e a diversidade de sambas e batuques afro-amazônicos, temas dinâmicos e multiculturais, entregando suas influências de sonoridades latinas e caribenhas, muito presentes em seu lugar de origem, o estado de Roraima, no extremo Norte do Brasil.
BIO
Euterpe é cantora, compositora, professora de Música, pesquisadora, e produtora cultural, natural de Boa Vista/RR. É licenciada em Música, pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Mestra em Educação, pelo programa (PPGDUC/UFRR). Recebeu o Prêmio Pixinguinha (Funarte/2009) e gravou o seu primeiro álbum Batida brasileira (2009), interpretando compositores da Amazônia e as suas próprias músicas. Sua trajetória conta com uma obra formada por quatro álbuns de estúdio, um show on-line ao vivo de voz e violão, e um trabalho dedicado ao público infantil (Colorindo/2020). Suas músicas falam sobre o amor, a existência, as relações étnico-raciais, o universo feminino, a cultura e as belezas naturais de sua região.
Pelo conjunto de sua obra, recebeu o Prêmio Grão de Música (2020) e Prêmio Brasil ao Natural (2021). Suas músicas foram destaque no Programa Trópico Utópico, da Rádio 3 (ES), e em 2024 apresentou pela primeira vez seu show autoral ‘Pura mistura’ fora do Brasil, em Santiago de Compostela (ES), no “Festival Bonito pra chover”. Seu lançamento mais recente é o ‘EP Euterpe canta Roraimeira’ (2025), onde interpreta músicas tradicionais de compositores do seu estado, e o videoclipe da Música “Sol de verão”. Atualmente, dedica-se à sua carreira solo de compositora, intérprete e instrumentista, buscando oportunidades para alcançar novos públicos.