Zeltia Irevire é um projeto musical que se destaca pela força e sensibilidade das suas composições. Um projeto que começou em 2019 em
Santiago de Compostela, formada por artistas que se destacam no panorama musical galego com diferentes estilos de música folk e tradicional além de uma vertente de blues.
A sua música orgânica faz parte da World Music, mas autodenominam-se Tribal Folk, um estilo próprio que parte do som sólido de instrumentos acústicos (bodhran, caixa de páprica, violino, violão, bouzouki) e da mistura de sons mais eletrônicos (sintetizador de baixo e pedais), recriando assim paisagens sonoras com uma mensagem profunda e cheia de sentimento pela Galiza e pela sua cultura.
Seus membros são:
Zeltia Acuña: voz e guitarra.
Migui Carballido: coros, bodhran e percussão.
Cibrán Seixo: violino, efeitos e sintetizador de baixo.
Publicam o primeiro álbum LP “Vacaloura” em outubro de 2023. Neste álbum reúnem grande parte das suas composições que tocam há anos nos seus concertos e que tanto emocionam o seu público. Um disco presidido pelo espírito da floresta e pelo vento nordeste. Contando com a colaboração de diversos artistas galegos e internacionais, como: Luz Fandiño, poeta de referência na Galiza, Ginés Guerra, Bruno Pierucci ou Leo Genovesse, vencedor do prémio Grammy de melhor solo instrumental de jazz em 2023.