Sinopse: Saudade Vision Pro é a tecnologia emocional de última geração que possibilita a qualquer um se conectar com suas maiores saudades desde que use os óculos totalmente pensados para conectar o passado ao presente e ao futuro.
Biografias: Gabriela Oliveira, 28 anos. Natural de Macapá, mestre em Gestão de Projeto Criativo. Fotógrafa especialista em retrato, já teve exposição na Sociedade Nacional de Belas Artes (Lisboa). Atuou também como diretora artística e produtora em curtas, videoclipes e peças publicitárias.
Roxanne Negreiros é uma multiartista carioca-amapaense, atualmente imigrante em Portugal de 28 anos. Sua formação acadêmica é em Relações Internacionais mas desde sempre se viu atravessada por todo o universo da arte: seja por música, tecelagem ou artes visuais. Além disso, é uma entusiasta da tecnologia com estudos na linguagem de programação Python.
Descrição do projeto: O projeto foi idealizado por Roxanne Negreiros e Gabriela Oliveira na Residência artística promovida pela artista soteropolitana Iris Faria que num contexto também de imigração realizou uma residência artista na cidade de Coimbra chamada “Saudade: ser antes de ter”. Com estímulo coletivo para criação de algo potencialmente emocional e que remetesse as raízes de cada um inserido, criou-se o Saudade Vision Pro, um óculos que quando colocado, teletransporta às suas memórias profundas de afeto. É, na realidade, uma sátira de uma sociedade adoecida por tecnologia e que acaba, antes de se conectar com os outros virtualmente, esquecendo por vezes de se conectar consigo mesmo e com suas verdadeiras saudades e emoções latentes. A ideia é estarmos na frente da instalação “vendendo-o” como um óculos de uma grande marca capaz de revolucionar a vida das pessoas. As pessoas entram numa cabine para experimentá-lo e se deparam com uma surpresa. O ensejo para participação no MATE veio principalmente das pessoas que já tiveram contato com a instalação e incentivaram a dar continuidade no projeto devido ao seu impacto que interativo/artístico. Neste projeto usamos imagens para divulgação da artista Gabriela Borges e música autoral feita para o projeto de Fábio Beckert.