Skip to content

RETIMBRAR DE TRÁS P’RÁ FRENTE O PERCURSO ATÉ LEVANTAR DO CHÃO

Documentários e Filmes Musicais

Retimbrar de Trás p’rá Frente dá a conhecer um percurso, um trabalho e as pessoas que estão por detrás do álbum Levantar do Chão, um disco com colaborações feito pelos Retimbrar, em tempo de pandemia.
Retimbrar, mais do que um coletivo, é um movimento artístico que tem procurado pensar e criar a partir das tradições musicais portuguesas.
A participação de toda a grelha de pessoas envolvidas neste projeto do EcoMusic realizado a partir do trabalho dos Retimbrar, surgiu como resposta ao desafio inesperado criado pela situação pandémica declarada em 2020.
Investigadores e investigadoras enfrentavam o silenciamento dos espaços performativos e a dificuldade de interagir e dialogar entre si a experiência e conhecimento de cada um. O auditório virtual abriu-se então como uma janela de esperança. Retidos em casa, Cláudia Ramos, Maria do Rosário Pestana e Rui Marques acompanharam o processo de edição do álbum Levantar do Chão através do olhar e da escuta dos próprios músicos de Retimbrar. Foi elaborado um plano de trabalho, no âmbito de uma prestação de serviços, que passou pelo registo de som e imagem das diferentes fases do processo de edição do álbum e pela elaboração conjunta de etnografia nos formatos de podcast, documentário e making of.
O documentário Retimbrar de Trás p’rá Frente é um dos resultados desse processo de colaboração entre músicos, investigadores e o videógrafo Augusto Lado. Através da lente do Augusto, somos conduzidos por imagens e vídeos de arquivo de registos feitos entre 2008 e 2020 – que resumem no 1º terço do filme, grande parte do percurso da banda – e é daí que partimos para os bastidores da produção de um disco – contado pelos seus protagonistas – onde se visitam ensaios, concertos, lugares e pessoas em periodo de lockdown : estratégias de trabalho adaptadas, estúdios móveis, sessões de estúdio parceladas, testes-covid, máscaras e distanciamento. Observam-se ainda processos de composição, escrita, arranjo e gravação – vividos entre músicos, convidados, técnicos e produtores.
A jornada termina revelando parte da intervenção gráfica no disco que envolveu artistas visuais, fotógrafo e o próprio realizador e todos eles, descrevem o que, do seu ponto de vista, é o caminho de encontrar soluções para a construção dos seus elementos.

Sobre o realizador
Augusto Lado | www.meiopiratamau.com

Formado na Escola Superior Artística do Porto, apresenta-se como Realizador, Editor, Motion Designer para trabalhos videográficos tanto na área das artes do espectáculo [música, artes performativas] , bem como artes plásticas, institucionais e documentarismo. Colabora recorrentemente com artistas independentes e associações culturais tanto em cariz documental como de concepção criativa em vídeo experimental e vídeos musicais para diversos projetos nacionais e europeus.

Partilhar

Agradecemos pela sua inscrição. Para concluir por favor siga para a confirmação do pagamento da sua inscrição nas Convocatórias do MATE Festival 2024, na See Tickets