Sinopse
plataforma AMPLITUDE – Aliar a Arte à Saúde para transformar as relações de cuidado e promover o envelhecimento como uma experiência constructiva de contínuo crescimento pessoal, independentemente da condição pessoal de saúde.
Biografia do autor
Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA, Mestre em Arteterapia pela Universidade de Barcelona e experiência profissional em mediação artística e cultural, em contextos educacionais e assistenciais.
Residiu 11 anos em Barcelona, onde estudou e trabalhou no âmbito da educação artística, concepção de projectos educativos e formação para público adulto, colaborando com entidades várias, entre as quais a Fundação “La Caixa”.
Desde 2012 que vive em Lisboa onde já colaborou como formadora e mediadora cultural na Fundação Calouste Gulbenkian e como freelancer na Câmara Municipal de Oeiras e Cascais, implementando e desenvolvendo projectos de autoria em contextos assistenciais, dirigidos ao colectivo sénior.
Em 2020 cria e funda a plataforma AMPLITUDE onde oferece os seus conhecimentos, no âmbito da arte e da saúde, com o intuito de sensibilizar profissionais de saúde e cuidadores para a importância das artes nos seus contextos de trabalho e de capacitar a novas formas de pensar e actuar na relação de cuidado.
Com a plataforma AMPLITUDE tem colaborado com diversas entidades e participado em distintos eventos onde promove e defende que através da Arte é possível chegar mais longe no Cuidar!
Descrição do projecto
A plataforma AMPLITUDE defende uma mudança de paradigma na forma de encarar e vivenciar a saúde onde a linguagem artística, a criatividade e a imaginação possam ser agentes activos do bem-estar e qualidade de vida. Acreditamos que a Arte tem um papel transformador e emancipador na promoção da saúde e na qualidade da acção de cuidar.
O nosso propósito é sensibilizar para novas formas de pensar e fazer saúde e ampliar competências e ferramentas no âmbito do cuidado relacional e do autocuidado, assentes na promoção das linguagens artísticas em contextos de saúde e assistência.
Trabalhamos para cuidadores, profissionais de saúde, estudantes das áreas da saúde e acção social, que queiram enriquecer as suas competências, versatilizar o seu desempenho e oferecer um vínculo diferenciado que se destaque pelo potencial humano e novas dinâmicas relacionais criativas.
Os nossos projectos e acções formativas potenciam a sensibilização para as linguagens artísticas em contextos de saúde; a estimulação do pensamento criativo e visual como abordagem terapêutica no suporte à relação de cuidado; a criação de novos imaginários ao redor do conceito de saúde; a exploração da expressão criativa como ferramenta de diálogo interno e de autocuidado; o processo criativo como espaço de aprendizagem e encontro interpessoal e; estratégias de cuidado relacional para promover relações mais próximas, empáticas, desafiantes e estimulantes, independentemente da condição daquele a quem se cuida.
Queremos aliar a Arte à Saúde, em particular nos contextos assistenciais, para promover o envelhecimento como uma experiência constructiva e de contínuo crescimento pessoal, independentemente da condição pessoal de saúde.
Porque a arte transforma, movimenta, aproxima. A Arte Cuida!