Moda Expansiva é uma experiência inovadora que une arte, tecnologia e moda através de uma mostra de roupas digitais desenvolvidas pelo coletivo artístico ‘Um Quarto Escuro’. Este projeto oferece uma experiência imersiva e interativa onde o público pode selecionar e interagir com as peças de vestuário digitais em tempo real usando Realidade Aumentada (AR) em seus dispositivos móveis.
As peças desenvolvidas propõem uma provocação que busca expandir a percepção tradicional da moda ao integrar a tecnologia digital com influências contemporâneas. O projeto busca explorar o universo pós-digital, refletindo as culturas urbanas e abordando questões sociais e ambientais que são pertinentes à sociedade atual.
As roupas digitais da coleção, são “tecidas” através de dados, “pigmentadas” com informações e “costuradas” com as nuvens da memória digital. Utilizando ferramentas e softwares de livre acesso, essas peças são criadas a partir de matérias-primas encontradas na web, feitas para se conectarem aos ambientes e vestuários físicos, se distanciando da lógica atual da moda onde o poder de compra define o alcance das tendências, a moda digital se faz acessível através de ferramentas e dispositivos cotidianos, se baseando apenas no acesso a internet, o’que possibilita uma gama variada de dispositivos para sua ativação.
Outra contrapartida Da Moda digital é a possibilidade de criar algo novo a um custo socioambiental muito reduzido se comparado a moda convencional, pois dispensa o uso de matéria prima que dependa de linhas de produção e práticas que causam desgaste ao planeta.
A abordagem técnica do coletivo um Quarto Escuro, sempre buscou formas acessíveis para o acesso à arte tecnologia, se dispondo de ferramentas e ambientes onde a difusão dos trabalhos possa ser ampliada ao público em geral, buscando provocações que permeiam tanto os espaços expositivos quanto os ambientes comuns, através disso inserindo na sociedade uma nova camada da realidade.
As peças de vestuário digital que compõem o projeto são acessadas através de filtros vinculados a web e redes sociais, esses filtros são ativados através de reconhecimento de imagem que sobrepõe e ajusta as peças ao corpo dos usuários. Para sua ativação durante o evento será necessário um totem ou placa contendo as informações sobre o projeto e as roupas e os qr codes com os links de acesso para as interações em realidade aumentada.