SINOPSE
MIMABÔ, com o subtítulo Para todas as coisas há um tempo certo debaixo dos céus, transporta-nos para o tempo das memórias, em que os rituais e as rotinas se cruzam com a imaginação e o próprio tempo se desacelera… em que procuramos encontrar a chama que nos alimenta, e que está para além ou exatamente no limiar da passagem entre rotina e ritual, certo e incerto, real e surreal, corpo e intenção/movimento… A palavra está lá, breve, essencial… e nos silêncios exteriores e interiores se vai fazendo esta descoberta que corre ao ritmo das estações.
BIOGRAFIA DO AUTOR
Marlon Fortes Costa de Jesus nasceu a 28/03/1977 no Mindelo, Ilha de S. Vicente, Cabo-Verde, mas foi no Porto que passou a sua infância. Durante a adolescência regressou a Cabo Verde, onde descobriu o Teatro e iniciou a sua jornada de artista. Em 1998, regressa à cidade da infância para iniciar os estudos em teatro. Trabalhou com várias companhias de Teatro, Dança e Artes Performativas. Foi fundador e Diretor Artístico da “Marafona Encantada – Companhia de Artes” sediada em Idanha-a-Nova, onde desenvolveu os seus projetos de investigação e desenvolvimento de linguagens artísticas em torno do Teatro Social, Arte e Comunidade, Educação e Natureza com a nova Marca pessoal – Marlon Artes Cénicas. Durante o COVID 19, pela necessidade de reinventar-se, nasceu o Bicho Carpinteiro, na procura de um Ofício aliado ao Teatro e o seu lado clownesco, prestando serviços de carpintaria com sorrisos. Colaborou com os Serviços Educativos do Município de Castelo Branco, dinamizando formações na área do Teatro e do Movimento. Atualmente, vive e trabalha no Concelho de Castelo Branco, como artista residente na Fábrica da Criatividade, e como director artístico da MIMABÔ Companhia de Artes Cénicas.
DESCRIÇÃO DO PROJECTO
A MIMABÔ é uma Companhia de Artes Cénicas, com a mentoria de Sara e Marlon, artistas nas áreas da Dança e do Teatro. Conheceram-se em Lisboa, no palco, e decidiram trocar a cidade cosmopolita pelo interior. Mudaram-se para a Beira Baixa, onde criaram a Marafona Encantada AC, com o intuito de promover e difundir as artes performativas na ruralidade.
Dedicaram-se ao teatro de rua e aos espetáculos para a infância e colaboraram com os Municípios de Idanha-a- Nova, Penamacor e Castelo Branco, ensinando Expressão Dramática e Ballet, Filosofia para Crianças e Teatro (6-15). Criaram o Projeto Ânimo, com intervenção na comunidade sénior.
O aprofundar nas técnicas de costura e carpintaria fundiu-se com as Artes Cénicas, enriquecendo os processos de criação cenográfica e de figurinos.
Em 2023 decidiram retomar o caminho do palco e fazer do Eu e Tu (Mi ma Bô), novamente, uma forma de estar na vida pessoal e profissional. Surgiu a Cia MiMaBô, e o espetáculo homónimo, estreado a 25/11/2023.