SINOPSE
LiveME: EDUCAÇÃO CRIATIVA INFORMAL, é um conceito autoral de capacitação educativa e criativa centrado no valor da aprendizagem: projeto-vida. Este projeto desenvolve-se no diálogo entre ME, a “boneca-poema” e a sua autora, MG (Madalena Ghira) e carateriza-se na sua inquietação quanto à comunicação de valores. ME_bymg, acredita que todos precisam de aprender a SER sensíveis e quanto mais, melhor, crendo que a empatia decorre desse processo (invísivel) de aprendizagem. Assim, a sua gramática assenta na sua COR_AÇÃO, e numa linha gráfica que não é linear, ela é uma onda, um movimento de inspiração que deseja chegar a todos os lugares. ME é um boneco, um mapa, um roteiro e em diário, ou aquilo que ela gosta de chamar, a sua gramática mais-do-que-física.
DESCRIÇÃO DO PROJETO
ME, o “Educador Criativo Informal”, é um projeto autorrepresentativo de um corpo de aprendizagens para um “brincar que não é uma brincadeira”. É um conceito de ser uma obra de arte em ação permanente que se estrutura quanto ao valor de uma aprendizagem significativa, de uma estratégia de agilização para o desenvolvimento de pensamento criativo e é relativo ao que se considera a aprendizagem ao longo da vida. Este projeto emerge de uma perceção de falta de valor e amor quanto ao ato de aprender. Considera-se a desconexão do tempo presente relativa ao aprendente e o seu aprendizado, na fragmentada teia de conceitos migrantes do campo educativo que buscam, quantas vezes, um ressignificar do processo de autoconhecimento. ME deseja interligar e acredita que “tudo é relação”. ME deseja participar ativamente e silenciosamente, em cor e ação criativa. EDUCAÇÃO CRIATIVA INFORMAL é a Teoria Desenhada recolhida ao longo da experiência de trabalho da autora, em contexto formal, não-formal e informal através da sua arte, com relevância no diálogo criativo com a sua “ME_táfora”, a “boneca-poema”. Eu a aprender a ser feliz, que será o mesmo que Eu a aprender com todo aquele a quem valido a sua pessoa “feliz”, em aprendizagem ativa. Feliz, em relação. Como se faz isso? É o que uma partilha na “arte a contar a história” pode promover. É a imagem que vale mais do que mil (e uma) palavras).
BIOGRAFIA DO AUTOR
MADALENA GHIRA frequentou a Faculdade de Belas Artes, Porto e Lisboa (Pintura e Design de Comunicação), tem Pós-Graduação em Livro Infantil, Universidade Católica de Lisboa e é Mestre em Educação Artística com especialização em Artes Plásticas na Educação. Durante os últimos vinte anos, desenvolveu trabalho como ilustradora, em vários projetos, escolas, museus, e entre eles, destaca-se a criação da sua “boneca-poema”, a educadora criativa informal: ME, uma obra de arte com uma história e muitas pessoas. Lecionou durante dezoito anos no ensino profissional e desenvolve este projeto em investigação-ação como membro colaborador efetivo do CIEBA (Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes. Desenvolve a sua investigação em Arte, Imaginação e Memória em contexto informal, na relação com os interesses, necessidades e potencialidades que emergem em contextos informais.
https://drive.google.com/file/d/12lXRJEw7eCMjrMYQtQA9rO4USa7JlWIQ/view?usp=sharing