Skip to content

Limiar

Exposições de Artes Visuais

Limiar é um projeto artístico experimental que cruza práticas terapêuticas holísticas e práticas artísticas. Implementado em 2023, funciona como uma exploração do corpo como oráculo que traz conhecimento sobre as nossas dimensões emocionais, intelectuais, físicas e espirituais. O projecto toma a forma de um laboratório vivo, aberto e participativo, no qual a artista pratica sessões terapêuticas individuais com participantes, utilizando uma mistura de práticas como o Reiki, a terapia Cranio-Sacral e a Terapia Corpo Espelho. Dessas sessões resultam símbolos e imagens, que a artista traduz num desenho e num texto, e posteriormente numa pintura. Essa pintura traz de volta os momentos da sessão, as emoções sentidas, as sensações e percepções momentâneas de cada um.

Criando-se num espaço informal de pesquisa e experimentação e tendo o corpo como ponto de partida, este projecto parte de explorações especulativas do inconsciente, tanto individual como colectivo, de forma a trazer à superfície processos, símbolos e metáforas que representam processos emocionais e potenciais de cura. Cada pintura é específica para cada sessão e cada participante e funciona como um oráculo dos seus processos interiores, do seu inconsciente e como um amuleto pessoal para reflexão que aponta para possibilidades e caminhos de resolução.

No Limiar o invisível torna-se concreto, procuram-se respostas a questões pessoais e cada sessão/pintura são únicas para o momento e contexto, constituindo-se como uma leitura momentânea.

Entre as suas apresentações destaca-se a sua presença na programação da Université d’Été Recey-sur-Ource, em Dijon; na Trojan Horse Summer School de Helsínquia; e em Elsewhere & Otherwise, em St Erme, França.

Nesta mostra apresento obras realizadas no contexto do projecto Limiar, seis pinturas referentes a seis pessoas em seis sessões. Apresento também o arquivo dos desenhos e textos das sessões realizadas até ao momento.

Carolina Lemos, nasceu em 1985 em Viseu e vive e trabalha actualmente em Lisboa. Realizou estudos de medicina, reiki, cranio-sacral, terapia corpo-espelho e xamanismo. Realizou posteriormente estudos artísticos na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Accademia di Belle Arti de Carrara, École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs de Paris e Maumaus Independent Study Program.
Uma seleção das suas exposições inclui: À volta do Centro, Galeria FBAUL, Lisboa (2024); How to be more like you, Performing Arts Forum, St Erme, França (2023); Skipping School, Bibliotèque de St Erme, França (2023); Centro Mutável, Galeria Municipal de Montemor-o-Novo (2021); I would like to go to the North Pole, Festung Hohensalzburg, Salzburgo (2021); Paysage, voyage, Galerie La Rotonde Rosa Bonheur, Paris (2019); Cartes Mentales, Biennale d’Architecture et de Paysage de Versailles, Paris (2019); Desimaginar o Mundo, Biblioteca Almeida Garrett, Porto (2019). O seu projecto Limiar teve início em 2023 e continua em permanente expansão.

instagram:
https://www.instagram.com/carolinacruzlemos/

Partilhar

Agradecemos pela sua inscrição. Para concluir por favor siga para a confirmação do pagamento da sua inscrição nas Convocatórias do MATE Festival 2024, na See Tickets