HARK BACK é o título de uma performance instrumental de Ricardo Leandro que tem como ponto de partida o restauro da paisagem sonora da Praia do Norte. A performance é pontuada por sessões de field recording, com layers sonoros criados ao vivo pela viola baixo e sintetizadores, e que remetem para as vastas e escuras madrugadas da Praia do Norte num tom agora renovado e elevado.
Explorando a expressão sonora deste mítico lugar nazareno, “HARK BACK” apresenta-se como uma experiência de volumes, revelando as nossas fragilidades face a uma memória sonora que luta para se manter viva entre os novos ruídos.
Duração: 15 minutos
////
Ricardo Leandro (Nazaré, 1982) vive e trabalha em Lisboa. Licenciou-se em Artes Visuais pela Universidade de Évora em 2009 e concluiu o mestrado em Arte Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa em 2024. Em 2007, foi finalista do concurso nacional de arte contemporânea – Anteciparte – com uma peça de vídeo/performance, que foi adquirida pela Coleção António Cachola (MACE). Desde 2008, tem desenvolvido projectos artísticos, colectivos e individuais, nas áreas da videoarte e da performance musical. Entre 2010 e 2014, trabalhou em publicidade como Editor Offline e Young Director e realizou, filmou e desenvolveu grafismo para programas de televisão. Em 2022 e 2023, foi finalista do Festival Internacional de Vídeo Arte de Lisboa (Fuso) e participou no Festival d’Automne em Paris numa exposição colectiva sobre a obra do artista português Ernesto de Sousa (2022). Concluiu recentemente um projeto sobre o conceito de “obra transmédia”, apresentando trabalhos individuais de desenho, arte sonora, fotografia, vídeo, performance, VR e AI.