O projeto “O Puro Suco do Brasil: retrato brasileiro em forma de arte” consiste em uma exposição de arte que busca capturar e celebrar a diversidade étnica, cultural e regional do Brasil através de uma coleção de dez (10) telas autorais inéditas pintadas com tinta à óleo. Cada obra será cuidadosamente elaborada, oferecendo um mergulho profundo ao imaginário brasileiro. O objetivo principal é desafiar visões estereotipadas e apresentar uma perspectiva autêntica e multifacetada do Brasil, distante de uma lente eurocêntrica ou norte-americana. Cada obra buscará representar uma parte diferente da complexa tapeçaria cultural brasileira, desde influências indígenas até elementos coloniais e contemporâneos, junto à isso, trazendo as vivências sociais da artista em meio à cultura popular, às tradições do nordeste e enquanto indivíduo.
Iza Vieira é uma artista brasileira de 26 anos, pós-graduanda em Arte Educação pela Uninter e bacharel em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Participou como bolsista do Projeto de Extensão (PROBEX) ‘Desconstrução de estereótipos femininos através de práticas teatrais’, culminando no trabalho performático ‘Feminista à Flor da Pele’. Atuou como monitora bolsista nos projetos ‘Voz, Movimento, Som e Aprendizagem nas Artes Cênicas’ em 2021 e ‘Ações pedagógicas em voz, sonoridade e produção cultural para as Artes Cênicas’ em 2022, ambos coordenados pelo Prof. Dr. Elthon Fernandes. Desde 2016, é integrante do grupo de teatro de rua ‘Quem Tem Boca é Pra Gritar’, participando do espetáculo ‘Comédia com Farinha’ desde 2017, sob direção de Humberto Lopes. Desde 2020, faz parte da Cia de Artes Saltimbancos de João Pessoa, circulando com os espetáculos ‘A Revolta dos Bichos’ e ‘O Gigante Mundo dos Sonhos’, dirigidos por Vladmir Santiago. Em 2018, foi membro do coletivo Mais um Coletivo de Teatro com o espetáculo ‘Bailei na Curva’, dirigido por Heráclito Cardoso, entre outros diversos projetos teatrais e performáticos. Começou a explorar pintura e desenho na infância, consolidando sua prática profissionalmente a partir de 2016 com projetos de cenografia e teatro de bonecos dentro das artes cênicas. Em 2019, foi professora de artes visuais e iniciou trabalhos por meio de encomendas. Desde então, desenvolve trabalhos em diversas técnicas artísticas como pintura à óleo, aquarela, pintura de murais, escultura e stop motion.
Através da técnica de pintura a óleo, o projeto tem como objetivo, através das 10 obras permitir que o espectador veja com os mesmos olhos a riqueza cultural e a pluralidade do Brasil.