Skip to content

Eu Sou Arte – A expressão da minha essência criativa por Joana Bastos

Exposições de Artes Visuais

Sinopse: O laboratório Eu Sou Arte é uma experiência pessoal que nos ajuda a transcender o nosso poder feminino para um novo Eu a partir da nossa essência mais criativa, do nosso corpo e da nossa arte. Aqui desconstruímos estereótipos de beleza, estipulados pela sociedade, para maior liberdade de autoexpressão e autorrepresentação através da inspiração e aplicação de um ou mais objetos com significado, recorrendo ao uso de vários produtos e materiais de pintura corporal e maquilhagem criativa, bem como o styling e expressão corporal. No final da sessão há um registo fotográfico da obra de cada participante, havendo a opção de terem até 3 fotografias convenientemente editadas e trabalhadas por mim de uma forma totalmente original. Quando impressas, o trabalho de cada participante ganha outra dimensão, transformando-se numa verdadeira obra de arte fazendo com que se surpreendam positivamente e se sintam ainda mais radiantes.
Desta forma, este laboratório permite trabalhar a autorrepresentação, o autoconhecimento, a autoconfiança, o empoderamento, e a imagem que temos de nós mesmas, de forma indireta e às vezes inconsciente. Saber que podemos usar a arte neste sentido, tem sido muito gratificante. Apesar do laboratório ser uma experiência individual em que cada pessoa desenvolve a sua própria arte, a imersão é coletiva e a expansão da criatividade é contagiante.

Biografia: Joana Bastos é artista visual e produtora criativa com vasta experiência em produções visuais, e vencedora de vários prémios nacionais e internacionais. Licenciada em Gestão de Marketing, decide aliar a sua formação à arte da maquilhagem, da moda, da fantasia e do bodyart para criar e desenvolver os mais variados conceitos, através do vídeo e da fotografia, como formas de expressão e comunicação alternativas para produções criativas em contexto empresarial e particular.
Ao longo do tempo, Joana tem vindo a desenvolver ainda mais as suas competências, especializando-se em áreas como Marketing de Moda, Direção de Arte para moda, na University of the Arts London e Design de Produção para cinema, com o produtor e cenógrafo Allan Starski, em Berlim.
Joana Bastos é realizadora e produtora de filmes de moda premiados internacionalmente em Londres, Barcelona, Los Angeles e Cannes, como o seu último filme “EarlyBird – The True Story”, tendo também a sua arte publicada em vários artigos e revistas nacionais e internacionais.
Joana Bastos criou o seu mais recente projeto Eu Sou Arte para todas as pessoas (a partir dos 18 anos) que desejam viver uma experiência artística imersiva, e sair da sua zona de conforto, valorizando o feminino e a arte nas mais variadas formas, convidando-as a criar a sua própria obra de arte e nela se transformar com total liberdade de criação.
“Cada vez mais acredito que através da arte encontramos a nossa essência, a nossa estabilidade emocional e também a nossa loucura, sem críticas nem preconceitos, proporcionando maior autoestima e confiança.” Joana Bastos

Descrição do projeto:
O que é?
É uma experiência de conexão interna e de libertação emocional através da arte, da pintura e da fotografia em que o corpo humano é o veículo de expressão criativa e artística a partir da inspiração de um ou mais objetos com significado.

Para que serve?
Serve para deixar fluir o nosso potencial mais criativo a partir de processos mais internos, sem planeamento ou expectativas, com total liberdade de criação, permite trabalhar também a autorrepresentação, o autoconhecimento, a autoconfiança, o empoderamento, e a imagem que temos de nós mesmos a partir de uma nova abordagem.

Para quem é?
Para pessoas de todos os géneros (maiores de 18 anos), que desejam viver uma experiência artística pessoal imersiva e sair da sua zona de conforto, valorizando o feminino e a arte nas mais variadas formas, em que o corpo é a tela e o veículo para maior liberdade de expressão da própria essência criativa, com o objetivo de que cada pessoa possa criar a sua própria obra de arte e nela se transformar, sem autocrítica ou preconceito.

Qual o resultado esperado?
Espera-se que cada participante viva todo processo criativo, utilize a sua criatividade para explorar e desenvolver ideias originais, experimente novos métodos, materiais e técnicas artísticas, mesmo que fora da sua zona de conforto, de forma a poder desfrutar da sua obra de arte com autenticidade, espontaneidade e liberdade de expressão.
Como há um registo fotográfico final, em que posteriormente este mesmo material será editado e trabalhado convenientemente, há a possibilidade de cada obra ganhar ainda mais dimensão e materializar-se numa fotografia impressa, em que cada participante lhe dará o destaque que realmente merece. Na parede da sua sala, do quarto, do escritório, ou até mesmo oferecer a alguém.

Partilhar

Agradecemos pela sua inscrição. Para concluir por favor siga para a confirmação do pagamento da sua inscrição nas Convocatórias do MATE Festival 2024, na See Tickets