Entre encontros numa improvisada sala de ensaio no Porto, e letras saídas de várias gavetas, nasceu “entReticências” (entre Reticências) um projeto que cruza sonoridades, para fazer o público sentir, mais do que escutar. “OCO” é o primeiro EP do grupo, lançado em janeiro de 2024 e apresenta três singles: “Gaveta da Memória”, “Oh tu não Cais!” e “Não é a Realidade”. As músicas contam-nos histórias que partem do quotidiano dos seus integrantes, com um toque de ironia e intervenção. Um dos fundadores, Rúben Ausina, guitarrista e compositor confessa essa “urgência musical” nascida no meio de um dolce fare niente tão necessário para a criação, onde foi resgatado um caderno antigo de poemas que serviram de base para a construção das letras. À guitarra juntou-se a voz expressiva de Sandrina Simões, também ela compositora e apaixonada pela palavra cantada. Pouco mais tarde Nuno Andrade, contrabaixista já com vasta experiência, veio dar o colorido que faltava, e ajudar a definir a sonoridade (e essência) do projeto.
O nome “entReticências” inspira-se nas entrelinhas das palavras que ficam por dizer, ou nas coisas que não chegam a acontecer, mas dariam algo, se existissem. Eles são também os porta-vozes de uma geração desencantada com um Portugal marcado por uma “hipocrisia social”, ideia expressa em “Não é realidade”.
Este é o ponto de partida de um projeto que se está a construir e que prevê novos lançamentos e concertos em 2024. Para além do primeiro EP, a banda conta com outros temas (“Dentro desta Porta”, “Para a frente e para trás”, “Olá Melancolia”, entre outras) que estão a ser apresentados nos concertos de lançamento.