Skip to content

[ENTRE]LINHAS I

Exposições de Artes Visuais

SINOPSE
Série composta por um conjunto de seis fotografias estereoscópicas (3D), em anáglifo, realizadas em 2024, para serem visualizadas com óculos de filtro vermelho e cyan.
Nesta série de fotografias, as mãos são capturadas em diferentes posições e gestos, criando uma narrativa visual dinâmica. Cada fotografia apresenta uma composição única, onde as linhas geométricas são adicionadas digitalmente, atravessando e interagindo com os dedos das mãos. Essas linhas não enfatizam apenas a tridimensionalidade, mas também criam uma ligação entre a organicidade do corpo humano e a precisão matemática das formas geométricas. As linhas suaves e curvas geométricas envolvem a mão, criando uma dança harmoniosa entre a forma humana e a precisão digital. A obra, convida o observador a mergulhar num mundo de profundidade e complexidade visual, explorando a interação entre o corpo humano e a geometria digital, desafiando as nossas percepções, e expandindo os limites da fotografia estereoscópica. Estas fotografias não são apenas uma exploração visual da profundidade, mas também uma celebração da interseção entre arte e tecnologia. A utilização de linhas geométricas digitalmente desenhadas acrescenta uma dimensão extra às imagens, desafiando as percepções tradicionais de fotografia estereoscópica. A combinação de elementos orgânicos e geométricos cria uma narrativa visual rica e complexa, onde a tridimensionalidade se torna palpável. Através desta série, a arte e a tecnologia em conjunto, revelam novas formas de ver e compreender o mundo ao nosso redor.

BIO
Carla Gaspar nasceu em Vila Real (1968), mas vive atualmente em Braga (Portugal). Tem-se dedicado à fotografia, na produção e restauro.
Trabalha, desde 1996, como artista visual na produção de imagens estereoscópicas e, com Filipe Rego, sob o nome de Cíclope 3D.
As suas obras, combinam elementos artísticos e tecnológicos para criar composições visuais que desafiam as percepções tradicionais e oferecem novas experiências sensoriais. A sua abordagem criativa resulta em obras que são, não apenas visualmente impactantes, mas também conceitualmente expressivas, explorando temas relacionados com o corpo, a percepção, o espaço e a interação entre o real e o digital.
Tem exposto a nível nacional e internacional, destacando-se algumas das suas exposições na Casa da Cultura (Ourense), Museu da Electricidade (Lisboa), Reservatório da Patriacal (Lisboa), Galeria Reverso (Lisboa), Galeria Adorna Corações (Porto), Bienal de Fotografia (Vila Franca de Xira), Galeria Medellin (Cidade do México), Museu dos Biscaínhos (Braga), Palacete Visconde de Balsemão (Porto), CAAA (Guimarães), Plataforma das Artes e da Criatividades (Guimarães), Galeria Autoria (Porto), ZetGallery (Braga), Galeria InThePendant (Porto), Casa dos Crivos (Braga), Mosteiro de Tibães (Braga) e Mira Forum (Porto).
www.carlagaspar.com

DESCRIÇÃO DO PROJETO
6 fotografias estereoscópicas, impressas em papel Hahnemuhle, glossy, 260gr, com as dimensões de 27 cm x 27 cm x 6cm cada uma (com moldura)*, acompanhadas de óculos de filtro vermelho e cyan e respetivos suportes para os óculos.

Partilhar

Agradecemos pela sua inscrição. Para concluir por favor siga para a confirmação do pagamento da sua inscrição nas Convocatórias do MATE Festival 2024, na See Tickets