Formado pelos músicos Letícia Malvares (flauta) e Fernando De La Rua (guitarra flamenca), e o Dúo Arabiando apresenta um repertório baseado no choro, estilo musical brasileiro, país onde ambos são nascidos.
Brasileiros residentes em Madrid, Espanha e músicos profissionais presentes tanto no universo da música brasileira quanto no mundo flamenco. De facto ambos se encontraram no ambiente flamenco, quando trabalharam juntos acompanhando a bailaores e gentes do flamenco tanto no Brasil como na Espanha, desde o ano de 2008. Com a chegada de Leticia a Madrid, em 2015, decidiram dar nome a algo que já acontecia naturalmente, já que sempre que coincidiam em trabalhos flamencos, sentiam grande afinidade musical exatamente por este viés do choro atrelado ao flamenco.
A dupla vivência de ambos gerou uma maneira muito particular e pessoal de tocar e compor, onde é evidente o encontro de linguagens, que ambos já vêm trabalhando em seus projetos pessoais. Fernando tem além de uma carreira como músico de “tablao”, seu projeto autoral, onde já lançou 2 discos totalmente formado por composições suas, “Nuances” (2012) e “Aural”(2018). Se apresentou por todo o mundo em importantes festivais do gênero. Leticia vem da escola da música universal de Hermeto Pascoal, participou de importantes festivais pelo mundo com a Itiberê Orquestra Família, com a qual lançou 3 discos. Com seu projeto pessoal de composições e arranjos, lançou “Suíte Imigrante” (2022) e leva no Brasil o seu projeto Leticia Malvares Quarteto, onde se apresentou em importantes programações no Brasil, como o Instrumental Sesc Brasil(2023).
Como Dúo Arabiando, a dupla apresentou “Chorinho brasileiro com duende”, um EP formado por temas autorais de cada um e parcerias, ale´m de ter se apresentado em importantes festivais na Espanha, como o “Festival de la luz”, na Galícia e “De la raíz”, de flamenco na cidade de Madrid, além de terem se apresentado em tablados e diversas casas da cidade espanhola.
Bulerías com harmonia de samba, choros com alzapúas, flautas que “cantam” por seguiriya… Baseado no fato de que ambos possuem uma profunda vivência nos dois “idiomas” há muitos anos, o resultado musical é muito natural e fresco.