Skip to content

Comunidade ao Tambor!

Workshops

Sinopse: Como aprendemos o mundo? Como o habitamos? Que tanto é nosso? Quais são as nossas fronteiras? O que podemos fazer de diferente? Como vivemos o nosso dia a dia? Podemos reconhecer os nossos pontos comuns e criar refúgios e lugares de crescimento? Podemos juntar ideias numa canção? Vamos descobrir juntos, guiados pelo ritmo!

Descrição do workshop: sob as perguntas indicadas na sinopse, a oficina “Comunidade e Tambor – Corpo territorio” traz um espaço de criação e conversação que pode ser aplicado a temas diversos. Desta vez abrimos a conversa acerca das relações a marcas que carregamos como habitantes de um corpo que por sua vez ocupa um territorio vivo.

Utilizando a escrita criativa e o Bullerengue*, integramos corpo e voz na expressão de ideias e pontos de encontro. A oficina inspira-se no projeto “mulheres, poesia e tambor” que nasce como uma proposta de intergação e empoderamento de mulheres na cidade de Aveiro. Trata-se de uma metodologia participativa e interativa, com foco na experimentação e na expressão do individual ao coletivo que permite tornar leve a conversação e debate sobre temas que por vezes são complexos.

O workshop está dividido em 5 fases: Apresentação, abertura do tema e espaço de conversa, discussão e socialização, construção musical e canto, encerramento. Tem uma duração de 2h e admite a participação de até 40 pessoas. O material didático será disponibilizado pelo coletivo.

*O bullerengue, “baile cantao” é uma manifestação cultural do caribe colombiano, nasce nos Palenques (Quilombos) e é símbolo de resistencia das comunidades Afrocolombianas, combina dança, musica e canto e permite a contrucção de historias pois fala desde a experiencia quotidiana. O bullerengue é uma forma de preservar e celebrar a herança africana na Colômbia.

Biografía: Somos um coletivo intercultural da cidade de Aveiro que concebe as artes como caminho de transformação da sociedade promovendo a inclusão, a tolerância e a celebração da diversidade cultural. Temos como inspiração as artes de matriz africana, promovendo assim o ensinamento e pesquisa destas manifestações culturais, para assim reconhecermo-nos na vivência e expressão das nossas identidades. Estamos no instagram como @Milartica picmilartica@gmail.com

Partilhar

Agradecemos pela sua inscrição. Para concluir por favor siga para a confirmação do pagamento da sua inscrição nas Convocatórias do MATE Festival 2024, na See Tickets