Após realizar diversos projetos no cenário internacional e se apresentar nos palcos dos grandes festivais europeus, como o North Sea Jazz Festival e o London Jazz Festival, além de importantes palcos nacionais, como a Sala Suggia da Casa da Música no Porto em projeto com a OJM, e gravar e trabalhar com grandes nomes da MPB, como Guinga, Gabriela Kozyra chega com Canapé – um novo projeto de música popular brasileira que explora a regionalidade e a riqueza rítmica, melódica e harmônica do Brasil.
Sobre o projeto:
No mundo da gastronomia, a palavra “canapé” associa-se com um pequeno aperitivo que é um testemunho da fusão de sabores e da mestria na apresentação.
Na música, a base do “canapé”, uma bolacha crocante, serve de base rítmica executada pela percussão. As coberturas criam deliciosas combinações de harmonias e melodias arranjadas artisticamente por voz, violão e acordeão.
A palavra significa também uma espécie de sofá. Podemos associar um sofá com descanso, um momento de escuta e reflexão ou com encontros e conversas.
O projeto Canapé leva então o ouvinte a uma viagem sensorial de texturas, cores e sons e a uma conversa entre três continentes: América, Europa e África, onde melodias, harmonias e ritmos encontram se no contexto de música popular brasileira e refletem as influências de Jazz, música africana e clássica.
Os contrastes dinâmicos encontrados neste projeto convidam a uma experiência rica e imersiva de música brasileira e a sua diversidade regional raramente exploradas.